Fanzine além do papel (prt2)

Depois de ter postado texto anterior sobre os registros de fanzines além do papel, e que passou a ter espaço também em registros em video (vide texto na integra).
Em um outro caso, em que os zines tem alcançado, e que vale a pena ser discutido aqui. É o fato dos zines estarem inseridos ainda mais nos meios eletronicos: os web-zines.
Bom, este nome você já ouvi antes concerteza. Mas não há como negar que estes também tem sido importantes em determinados casos em que um zine impresso não tem conseguido "vencer".
Arrisco dizer também que os web-zines são mais que paginas da internet que abordam os mesmos temas (cada um em sua especialidade é claro), mas que também sejam as versões editadas como revistas eletrônicas (ou zines no caso) em que se disponibiliza para visualizar, ou fazer download, e assim também retransmitir o material.
Outro fato importante quanto aos zines ainda inseridos na internet, é a digitalização de antigos zines impressos. Diversos zineiros tem compartilhado seus acervos na web com outros zineiros novos interessados em conhecer mais como eram os zines mais antigos. E olha que fanzines digitalizados de diversos assuntos existem ao monte.
Vale a pena conferir!

- PUNKS IS HIPPIES - Zines Brasil
neste link você pode conferir um apanhando de zines Brasileiros que foram digitalizados e disponibilizados para download e que o blog PUNKS IS HIPPIES tem divulgado no blog.

- ZINESCÓPIO
Um acervo já não mais particular de Jamer Guterres de Mello que esta sendo disponibilizado uma cópia por semana. Vale a pena conferir se tem algum zine que você não tenha em sua coleção.

- REVISTA PREGO - EDIÇÃO#02
A segunda edição da Revista de psicodelia, arte punk, xerox e um monte de coisa bacana, também já foi disponibilizada na internet para além de ser apreciada na tela, ser baixada e impressa para levar par aonde quiser.

Comentários