FUI A FEIRA PLANA E TROUXE MAIS ZINES PARA O MEU ACERVO.

Por algum motivo, que ainda não sei quais são, comecei a escrever uma resenha dos zines que peguei na Feira Plana desse ano, mas esqueci de terminar de escrever para publicar antes da próxima edição.
Bom, apesar das poucas palavras, dá pra mostra o quanto cada material é bom.


Foi surpreendente ver tanta gente e tantas banquinhas forradas de uma

imensa e variedades publicações de todos os tipos e formatos.
Comparado com o ano passado, onde a galera estava mais concentrada na parte de dentro do salão, as  tendas do lado de fora foi pouco pra tanta gente, que improvisou com banquinhas e usando o ponto de ônibus e até os portões do MIS, pra expor os trabalhos.

O evento em si foi um sucesso, tanto pra quem organizou, pra quem participou nas banquinhas e pra quem saiu de lá feliz por ter encontrado alguns amigos e poder comprar alguns materiais ótimos. Que foi o meu caso!

Segue uma breve resenha de cada material, e fica a dica para os que estiverem interessados em adquirir.

THUG - MS THUGS 
Zine simples, em xerox, com algumas colagens, texto a mão, rabiscos em folha de caderno e umas tirinhas.


THE GOOD OLD DAYS - 1988-1990 - Alexandre Sesper
Esse zine traz diversas entrevistas feitas com bandas punk/HC, ainda pelo antigo esquema de troca de cartas, do acervo de Alexandre Bonfim, já falecido, e que foi tudo reunido por Alexandre Sesper e transformado nesse zine.
Entrevista com bandas Negazione, Ação Direta, .Tem também algumas fotos das cartas escritas a mão e enviadas pelo correio, flyers de shows.



HISTÓRIAS AVULSAS - Edição Comemorativa - Kikomics
Quem conhece as publicações dos quadrinhos da Kikomics sabe a qualidade que o material todo tem. Essa edição especial vem em formato simples de fanzine A4 P/B, com algumas historias como sempre engraçadas.

III GUERRA ÊRA #01
Um zine com mensagens contra religião e contra políticos.
Recortes e colagens de revistas, escritos a mão. Tudo reunido de forma para trazer mensagens aos leitores do zine.

CARA PRETA - Mariana Moysés
Zine simples, mas que traz algumas ilustrações de Mariana Moysés (também responsável pelo zine FalaFel, com o companheiro Elvis Almeida).
Ilustrações que misturam corpos humanos com corpos de animais, nada bizarro e nem assustador, mas ficando algo até engraçado de ver.


TROCA DE DESENHOS - 29/07/2012 - Tralha Lab
Esse zine contêm fotos do 19º FESTIVAL DE HARDCORE DE SÃO PAULO, do Coletivo Verdurada, que rolou em 2012 em SP, além das fotos das bandas que tocaram no evento, tem fotos dos desenhos feito pela galera e que ficaram expostos. A pessoa fazia um desenho e trocava por um outro que estava em exposição. A ideia da troca é de Carlos Dias "AoSeuAlcance" já o zine foi montado pela Tralha Lab.


ALEX - QUADRINHOS ARTE PUNK & PSICODELIA - Prego Publicações
Confesso que os trabalhos do Alex Vieira, foram de grande influência pra mim antes de começar com a Art Till Death. As ilustrações e as colagens me inspiraram bastante, e hoje ter a oportunidade de ver boa parte dos trabalhos dele reunidos nesse livro, se torna algo essencial pra qualquer um que curta arte punk.
São mais de 300 paginas com todos os trabalhos de colagens, tirinhas,capas de discos, ilustrações.


3º ANUÁRIO DE FANZINES, ZINES E PUBLICAÇÕES ALTERNATIVAS - Ugra Press
O anuário tem se tornado referência para os zineiros e os que querem conhecer ou começar a fazer fanzines. E nada mais justo do que ter um material de ótima qualidade para saber o que anda sendo produzido pelos
zineiros.
Foram 240 zines resenhados, zines nacionais e Ibero Americanos, entrevistas com editores de fanzines (inclusive uma com esse que vos escreve) e um guia de eventos e acervos de zines.




Comentários