14 de jul de 2010

Anuário de fanzines, zines e publicações alternativas

ESTA NOTICIA É MUITO IMPORTANTE A TODOS OS ZINEIROS.












Anuário de fanzines, zines e publicações alternativas

A popularização da internet e a consequente disseminação de novos meios de expressão ocasionou o declínio drástico da produção de fanzines, zines e publicações alternativas impressas no fim dos anos 1990. Passada a euforia das novas possibilidades, percebe-se hoje um novo interesse pela produção impressa alternativa. É um ressurgimento ainda tímido, mas que demonstra potencial.

O já citado declínio produtivo ocasionou, porém, uma perda que urge ser reparada: desfez-se a bem estruturada rede de contatos entre editores e leitores que era, a grosso modo, a sustentação do movimentado cenário dos anos 80 e 90. As novas publicações surgem muitas vezes como empreitadas isoladas, sem muitas opções de canais de divulgação, correndo o risco de passarem completamente despercebidas por leitores e editores que poderiam se interessar por elas.

Dentro deste cenário, propomos a publicação de um anuário de fanzines, zines e publicações alternativas.

Objetivos:
O objetivo principal é criar um canal de referência aos editores e leitores, onde eles possam divulgar seus trabalhos, tomar conhecimento de outras publicações e estabelecer contatos. Além disso, pretendemos também conseguir entender qual é o perfil da produção atual, quais são seus temas, quem são seus editores e o que ela apresenta de diferente em relação aos “anos dourados” da imprensa underground.


Quem pode participar:

O Anuário pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas em toda sua abrangência. Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados. Publicações experimentais e autorais são mais do que bem vindas.


Como participar:
Para incluir uma publicação no anuário, o editor deve preencher a ficha abaixo (clique e faça o download) e enviá-la junto com uma cópia física de sua publicação.

Endereço:
c/o Douglas Utescher
Caixa Postal 777
São Paulo SP
CEP: 01031-970

Obs.: Os editores podem incluir quantas publicações quiserem, lembrando que toda e qualquer publicação só irá entrar no anuário mediante recebimento de cópia física e ficha correspondente.


Deadline:

As publicações devem ser enviadas até 26 de novembro de 2010. A publicação do anuário está prevista para janeiro de 2011.


Flickr:

Até a chegada do deadline, todas as publicações recebidas terão suas capas postadas no Flickr da UGRA.


Exposição:
Na ocasião do lançamento do Anuário, será inaugurada no Espaço Impróprio (SP) uma exposição com material selecionado entre as publicações recebidas.


Dúvidas / sugestões:
ugra.press@gmail.com



Divulgação:
Ajude-nos a fazer com que o anuário seja o mais completo e abrangente possível! Se você tem um blog, inclua um link para o vídeo do início dessa página. Se você tem uma loja/estúdio/bar/seja-lá-o-que-for, entre em contato pedindo cartazes para colar ou baixe o arquivo em alta resolução (clique na imagem abaixo) e imprima você mesmo. Obrigado!


LINK ORIGINAL DO TEXTO:
http://ugrapress.wordpress.com/anuario-de-fanzines/

MAIS INFORMAÇÕES:
http://ugrapress.wordpress.com

Um comentário:

  1. Hey, obrigado pela força e parabéns pelo blog!
    Incluímos um link para vocês no blog da Ugra, ok?

    ResponderExcluir